terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Na Educação Física a avaliação é a chance de verificar se o aluno aprendeu a conhecer o próprio corpo e a valorizar a atividade física como fator de qualidade de vida. Portanto, nada de considerar apenas a frequência às aulas, o uniforme ou a participação em jogos e competições, evitando comparar os que têm aptidão de campeão com os que não têm. Não há uma única fórmula pronta para avaliar, mas é essencial detectar as dificuldades e os progressos dos alunos. O mais indicado é não utilizar um só padrão para todos, mas fazer um diagnóstico inicial para poder acompanhar o desenvolvimento de cada um.

Como sugestão, estou disponibilizando as Avaliações Diagnósticas de Educação Física do 1º , 2º e 3º ano do Ensino Médio, adaptada da SRE de Ituiutaba e do Simulado (ENEM) do Professor Wilton Pinto. Estão voltadas para as habilidades do CBC.

Links para Download das Avaliações:

1º Ano E.M

2º Ano E.M

3º Ano E.M




quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Educação Física Adaptada

‘Não há educação sem amor. O amor implica luta contra o egoísmo. Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar. Não há educação imposta, como não há amor imposto.’
[Paulo Freire]

Em meio a esse conturbado âmbito de discussão e, em especial na área da educação especial, surge a discussão do processo de inclusão de indivíduos portadores de necessidades especiais nas aulas regulares das escolas. Essa proposta faz parte de um conjunto de medidas que têm sido tomadas por parte de estabelecimentos de ensino, sobretudo, da rede pública para ir ao encontro da nova LDB. Com  intuído de nortear o trabalho do Professor de Educação Física nas escolas, segue abaixo ferramentas pedagógicas deste trabalho desafiador. Contudo, cabe destacar também que, a possibilidade de troca entre diferentes áreas somente acontece quando os diferentes profissionais têm algo a oferecer ao grupo. Nesse sentido, urgem para a área da educação física, conquistas no plano conceitual, no entendimento mais aprofundado de cada deficiência e do ser humano de modo geral, bem como, o estabelecimento de uma própria identidade para a sua área de intervenção. Em outras palavras, a superação desses desafios dependem fundamentalmente de uma atitude interdisciplinar.
Matéria disponível em:  http://www.efdeportes.com/efd98/inclusao.htm




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